sábado, 4 de abril de 2009

Maquiagem na informação

Não sei se vocês se lembram de uma propaganda feita para a Folha de São Paulo, anos atrás. Era muito bem feita. Um primor de criatividade. Um narrador dava informações positivas a respeito de uma pessoa e um rosto ia lentamente se desenhando no vídeo. No fim, aparecia a sinistra figura de Hitler. E o narrador completava: "É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação no jornal que você recebe."
Se você nunca viu ou não se lembra, clique no link abaixo e veja a propaganda:

http://www.youtube.com/watch?v=6t0SK9qPK8M

Porque postei isso ? Porque esta semana vi dois exemplos, um deles na própria Folha, de como algumas 'verdades' podem ser distorcidas para que a notícia seja maquiada e ganhe uma outra conotação. O primeiro foi um anúncio da revista 'Caras', comemorando o segundo lugar de Rubens Barrichello em Melbourne. Como Barrichello estampou um pequeno anúncio da 'Caras' no capacete, a revista resolveu capitalizar. E fizeram o anúncio de página inteira. Dizendo, entre outras coisas, que Barrichello, sim, é o 'cara', porque:

- Foi protagonista, em Melbourne, da primeira dobradinha de uma equipe estreante
- Nenhum outro piloto disputou tantos Gps como ele (273)
- É o quarto piloto com mais pódios na história (63). Ele superou o escocês David Coulthard, que se aposentou no ano passado, e só está atrás de Michael Schumacher (154), Alain Prost (106) e Ayrton Senna (80).
- É o quinto com mais pontos (538). Além de Schumacher (1.369), Prost (798,5) e Senna (614), o piloto da Brawn GP está atrás de Alonso, que tem 554.

Olhando assim, o leitor deve pensar que se trata de um fenômeno das pistas. Mas tudo não passa de um mirabolante jogo de palavras e idéias. Todas as informações são verdadeiras, mas o que se esconde por trás delas revela que Barrichello, na verdade, nunca passou de um piloto medíocre. A análise fria dos números desmonta a propaganda, item por item. Olha só:

-Ser protagonista de uma dobradinha em estréia não é mérito. É sorte. Ainda mais porque o pódio caiu no colo dele, por causa de um acidente que tirou dois carros da corrida. Tipos, estar no lugar certo na hora certa.

- Barrichello é 'interminável' na Fórmula Um mas, a rigor, nunca foi protagonista de nenhuma equipe. E só é 'interminável' porque convém às equipes ter um coadjuvante bonzinho. Daqueles que tiram o pé quando o patrão pede, entende ?

- Quarto com mais pódios. Ok. Acontece que, em 273 Gps, ele venceu apenas 9. Fez apenas 13 poles. E correu 5 anos com uma Ferrari. Isto é ser vencedor ?

- Quinto com mais pontos. Que diferença isso faz ? A história aponta apenas para quem chega na frente. Para os vencedores. E Barrichello não é um vencedor. Sem contar que, no meu ponto de vista, um sujeito que assina contrato com cláusula onde abre mão de vencer não é esportista. É mercenário.

Entenderam o jogo dos números ? O que se esconde por trás deles ?
Então, vamos em frente.

O segundo caso de distorção se deu na coluna de Daniel Castro, na Folha de São Paulo.
Veja bem: não tenho nenhuma procuração para defender a Rede Record. Mas observe como existe realmente (desculpe a rima rica) uma manipulação na informação.

A coluna informa que "após dois meses consecutivos de crescimento na Grande SP, a Record perdeu o embalo e caiu em março." E tenta sustentar a informação através dos números do Ibope:"A emissora, que tinha 7,1 pontos de média diária (7h/0h) em dezembro, subiu para 7,6 em janeiro e para 8,2 em fevereiro. Em março, fechou com 7,7, uma queda de meio ponto, ou 6%."

Espera aí! A notícia aqui é outra! Se a Record tinha 7,1 pontos em dezembro e fechou em março com 7,7 pontos, então houve um crescimento de 6 décimos! Ou não ?? Percebem como o crescimento pode ser tachado tambem como queda ?

E a coluna acrescenta: "A Globo, aparentemente, conseguiu estancar sua queda. Em março, teve média diária de 16,8 pontos, um décimo a mais que em fevereiro. Já o SBT manteve sua curva descendente e a Band, ascendente."

A coluna poderia concluir, então, que no mesmo período, a Record cresceu 6 décimos, e a Globo, apenas 1. Ou não ? Tudo depende de quem você quer atacar. Ou agradar. E porquê Daniel Castro compara os números da Record entre dezembro e março, e os da Globo, entre fevereiro e março ??

E não é tudo! A coluna termina com o seguinte parágrafo:
"Ontem, o programa 'Dia Dia' teve o seu melhor desempenho e ficou um ponto atrás da Globo que exibia o 'TV Globinho'. O programa apresentado por Lorena Calábria, Patrícia Maldonado e Daniel Bork alcançou pico de 3 pontos contra 4 da Globo. As outras emissoras marcavam 5 e 6 pontos - SBT e Record respectivamente. Os dados foram arredondados."

Péra lá, de novo! Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que tem algo de podre no reino da ditabranda. A releitura é a seguinte: A Record ficou em primeiro, com 6 pontos. SBT em segundo, com 5. Globo em terceiro, com 4. E Bandeirantes em quarto, com 3.

Isto posto, clique de novo no link, reveja a brilhante propaganda criada pela agência W/Brasil, do genial Washington Olivetto, e responda: a quem ela se aplica, hoje em dia ?

5 comentários:

  1. Brilhante Raul.

    Desde os primórdios, o jornalismo ( o anti-jornalismo, é bom reforçar...) se submete a esse tipo de deserviço. É uma pena que os limites entre publicidade e jornalismo não estejam bem definidos e que um não interfira no trabalho do outro.

    O que podemos esperar de um país onde a imprensa não se esforça nem um pouco para ser correta (esqueça a parcialidade!).

    Como diria Jorge Kajuru, hoje esquecido da grande mídia por criticar um patrocinador em pleno horário nobre, "vai chegar um dia em que as pessoas de caráter serão linchadas no Brasil".

    É triste. Coitado desse Castro...

    Abraço.

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  2. Antonio Carlos (Cacaia)5 de abril de 2009 às 20:33

    Grande Raul.

    Agora sim, alguem com bom senso para falar coisas que muitos gostariam de dizer.
    E tenho dito.

    Abraço

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  3. Parabéns pelo blog, Raul. Esse negócio é bom para desentupir o cerébro. Tanto de quem escreve quanto de quem lê. Siga em frente... Nicolau

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  4. Muito bom o seu blog! Leio toda semana!
    Super beijo
    Cris

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  5. Oi Raul, adorei o seu blog.
    Beijos.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Camila Matos.

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