sábado, 18 de abril de 2009

Douglas - o menino de Altamira

Altamira, no interior do Pará, é uma cidade movimentada. O trânsito, com muitas motos e bicicletas, é algo caótico, mas os moradores parecem acostumados com a falta de regras nas ruas. Principamente agora, quando muitos estão tentando reconstruir suas vidas, varridas por uma enxurrada gigante jamais vista na região. Ontem, enquanto conversava com moradores ainda assustados pela tragédia, percebi um garoto sempre ao lado, acompanhando atento as entrevistas. Embora já tivesse conseguido bons depoimentos, resolvi falar com ele também. E consegui a melhor das entrevistas. Douglas tem apenas nove anos. E ainda está claramente atordoado com tudo que viu e viveu nos últimos dias. A água invadiu sua casa. Levou móveis, cadernos, brinquedos. E levou também um pouco da inocência de Douglas. Depois que descreve, chorando, como ajudou o pai a salvar um pouco do que tinham, o menino endurece o olhar e faz cobranças para o poder público. Pergunta: "Como deixaram isso acontecer ? Todo mundo sabia que as barragens podiam estourar e ninguém fez nada. E agora ?" Ele faz uma pausa para enxugar outra lágrima teimosa e completa: "Agora não adianta fazer fiscalização. A água já levou tudo que a gente tinha." É... o pequeno Douglas está aprendendo, da pior maneira possível, que nossos políticos, nossos orgãos de fiscalização, enfim, que nossas 'autoridades', raramente pensam no bem estar coletivo. Que elas quase nunca agem pensando no conforto e na segurança dos cidadãos. Que as 'autoridades competentes' adoram luzes, câmeras e microfones e sabem fazer discursos recheados de hipocrisia. Que amam ganhar passagens aéreas, empregar parentes e amigos e se lixam para o povo. E que isso acontece em Altamira, em Belém, em São Paulo, Brasília e em quase todos os cantos deste imenso e belo país. Douglas está menos inocente, no sentido de não confiar tanto no que as pessoas dizem. Ele aprendeu uma nova e dura lição. Que outros muitos milhões de adultos brasileiros infelizmente ainda não aprenderam.

2 comentários:

  1. Essa matéria mostra o que acontence em um cidade, região que nunca viu e não teve problemas por causa da degradação do meio ambiente... Douglas foi apenas uma vitima do poder da natureza. Mas espero que todos aprendam com essa tragedia... mas o que eu acho meio dificil pois jah estão cometendo os mesmo erros.

    ResponderExcluir
  2. Sua matéria veiculada no Programa Domingo Espetacular (19/04/09) sobre a enchente em Altamira no oeste paraense retratou muito bem a realidade dos fatos ocorridos no último domingo de Páscoa (12/04), mas como você bem diz no blog, o que me entristece é que muitos dos políticos continuam aproveitando da dor das famílias que perderam o que já não tinham, para fazer politicagem (barata). Por outro lado fico satisfeito porque vejo que ainda existem muitas pessoas de bem neste país, que tiveram sensibilidade com a causa e colaboraram, doando um pouco do que tinham. Exemplo disso é o caso de um pequeno agricultor aqui da região transamazônica que ao invés de vender sua pequena produção de arroz, doou para as famílias atingidas. Espero que as lágrimas derramadas pelo pequeno Douglas e o sofrimento que famílias atingidas estão passando, sensibilizem aqueles (políticos) que verdadeiramente tem o poder de resolver a situação...

    Wilson Soares – TV Altamira-PA
    Email: soares.wilson@hotmail.com

    ResponderExcluir