terça-feira, 14 de abril de 2009

Outra piada pronta ?

Certo está o Zé Simão quando diz que este é o país da piada pronta. Olha só a manchete postada agorinha pela Folha Online:

"Daniel Dantas recorre ao STF para ficar calado em depoimento à CPI"

"O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ficar calado durante depoimento para a CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, marcado para quinta-feira (16). Dantas é investigado na Operação Satiagraha, que apura supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro."

Bem, o que vocês acham que vai acontecer ? Um doce para quem acertar! Só para refrescar a memória de todos, o presidente do STF se chama Gilmar Mendes. O mesmo que, em plena madrugada, foi pródigo em conceder habeas corpus para Daniel Dantas. E foi do STF também que saíram ordens de soltura para a dona da Daslu, para a turma da Camargo Correia, enfim, para todos os endinheirados que foram parar atrás das grades.

A propósito, dia desses, o Fernando Lyra, ex-ministro da Justiça no governo FHC, deu uma entrevista e disse algumas coisas sobre Gilmar Mendes:

"O presidente do Supremo está falando demais. Demais mesmo, muito mais do que seria prudente e desejável. Ele comenta todos os casos, principalmente os crimes que envolvem a elite."

"Ele se porta como se fosse a maior autoridade no Brasil, coisa que ele não é. Ele é, circunstancialmente, presidente de um poder. E eu não vejo ele se pronunciar sobre essa mortandade, sobre essa matança toda no Brasil."

"A opinião pública se confunde, não consegue entender porque ele se pronuncia sempre em relação a juízes, policiais, promotores, enquanto não toca no assunto dos réus. Ele fala o tempo todo sobre o Brasil de cima, mostra suas preocupações com isso, enquanto no Brasil de baixo nunca se sabe quem morreu, assim como não se sabe quem matou."

"Essa situação de hoje é a explicitação do apartheid. Os crimes que a ele parecem interessar são os da elite, onde surge a elite, o resto é abandonado ao silêncio, como se todos os mortos fossem apenas criminosos. Mas alguém aí sabe quem matou, quem morreu? Alguém investigou, verificou, confirmou? E já que é pra falar, alguém falou?"

É, Fernando Lyra dá um tapa na cara da justiça. Se bem que, nos tempos dele como ministro, a Polícia Federal também não prendeu ninguém, viu ? Embora diga verdades, é o roto falando do rasgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário