sábado, 13 de março de 2010

Paisagens do Atacama

A foto ao lado,  sem nenhuma       'sujeira' por cima,        provocou a curiosidade de alguns amigos de bar e de blog. É a mesma foto que, desde alguns dias, abre o blog. Agora, na boa, vamos concordar que ela é realmente instigante. O tipo de imagem que faz os olhos percorrerem todos os cantos da foto. E coloca o homem em sua real dimensão diante da natureza. Por isso, alguns perguntaram do lugar. Outros, da autoria. Esclareço. O autor da belíssima foto é meu amigo Jaime Borquez, que você pode conhecer melhor acessando o post  'Raices de América', um pouco abaixo na página. A foto foi tirada durante uma de nossas viagens pelo Chile. O lugar é o deserto do Atacama. Acho que Jaime conseguiu, nesta foto, mostrar como um lugar pode ser remoto, hostil e, ao mesmo tempo, fascinante e encantador. Ah, esta foto foi capa dupla do caderno de turismo do 'Estadão' e tambem abriu uma matéria sobre o Atacama, de minha autoria, numa revista do interior paulista que versa sobre meio ambiente.

.
Aproveito para postar esta outra foto, tirada no mesmo lugar, de outro ângulo. Lembra uma paisagem lunar e tambem retrata a aridez do Atacama, considerado, através de medições científicas, o lugar mais seco do planeta. Me recordo que, no segundo dia, os lábios já estavam feridos. Respirar no Atacama é um exercício doloroso. O nariz chega a sangrar, por causa das feridas provocadas pelo ar rarefeito.  Mas nada disso consegue superar a beleza diferente do lugar. A postagem das fotos é uma homenagem a Jaime Borquez, amigo raro que mantem o bom humor mesmo em situações como a de agora, quando o Chile insiste em tremer sob seus pés. 

3 comentários:

  1. SEM COMENTÁRIOS...

    Cássia / Viçosa- MG

    ResponderExcluir
  2. olá,Raul Dias:Quanto tempo!Lembra de mim?Eu sou Angela Mia,compositora das trilhas do Terra da Gente.Minha mãe sempre está procurando suas reportagens no Domingo Espetacular e assistindo.Eu tenho um e-mail:musicaangelamia@terra.com.br e um blog também,não tão profissional como o seu:www.angelamia-mia.blogspot.com e eu gostaria muito,muito mesmo se você aceitasse fazer parte de meu facebook.Para isso,você tem que me enviar seu e-mail para eu lhe mandar o convite.Suas reportagens do Chile(somos chilenas,lembra)foram realmente maravilhosas!!!Aliás,as melhores reportagens do Terra da Gente até hoje foram as suas,como conteúdo,imagem e emoção...Tanto que eu presenteio meus amigos com o DVD de Fernando de Noronha de 2004,programa feito por você.Muito especial!Aguardo você me escrever.Um grande abraço meu e um beijo de minha mãe que te admira.Angela Mia

    ResponderExcluir
  3. Sem comentarios nunca,ele e realmente d+.Como deixar passar em branco suas lindas e responsaveis reportagens.

    ResponderExcluir