quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A marcha dos evangélicos

Sempre digo que nossa geração, e não importa qual idade você tenha, é privilegiada. Como diria nosso presidente, nunca antes na história da humanidade uma mesma geração presenciou tantas e tão profundas mudanças. Quando criança morei numa casa sem energia elétrica e sem água encanada. A luz era de lamparina e a água vinha de uma cisterna. Hoje temos o mundo ao alcance das mãos. Sabemos instantaneamente o que acontece em qualquer lugar do planeta. E temos, a nossa disposição, uma infindável parafernália tecnológica. Ao mesmo tempo, somos testemunhas oculares de mudanças jamais imaginadas em instituições milenares, como é o caso da  Igreja Católica Romana.  Não é exagero dizer que a igreja está à deriva, sem comandante, já que o Papa é demissionário. Hoje não há nenhum e daqui a pouco haverá dois. Um, de fato. E outro, de direito. Interessante que o principal dogma dos católicos sempre foi a infalibilidade do Papa. Só para esclarecer, dogma, para a Igreja Católica Romana,  é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura. E este dogma caiu por terra! E agora ? Outros dogmas cairão ? Os motivos da demissão ainda são sombrios. Assim como é sombrio o presente e o futuro da instituição. Enquanto isso, ao largo, os evangélicos se multiplicam no Brasil. Quais são os motivos ? É o que tentamos desvendar na reportagem abaixo, que analisa os números de uma pesquisa feita pelo IBGE em todo o país. A matéria foi ao ar há algum tempo no Domingo Espetacular, mas creio que, por tudo que acontece ao redor, seja um bom momento para reve-la. 



.    

4 comentários:

  1. Oi Mestre e querido amigo. Primeiramente gostaria de lhe dizer que, apesar de assistir suas reportagens no DE, estava com saudades. Claro!!! Impossível não sentir saudade de alguém tão querido.
    Que bom que está de volta!!
    Bem, realmente. A Igreja Católica vem perdendo espaço. Mas acho que isso se deve a uma quebra na credibilidade devido aos inúmeros escândalos de pedofilia e demais abusos praticados e que há algum tempo vem sendo divulgados.
    Você mesmo já fez matéria sobre o assunto, entrevistando aquele 'religioso' de Arapiraca, que tempos depois recebeu voz de prisão após seu depoimento na CPI da Pedofilia que infelizmente foi extinta.
    Não se trata de perda de fé, mas sim perda da confiança. Veja bem, você tem filhos, confiaria deixá-los sob a guarda de um clérigo? Eu não.
    Com relação a renúncia do Papa, não está bem esclarecida. Mas deve ser por motivos muito graves, sejam eles de saúde ou até políticos. Vai se saber!!!
    Mas a verdade é que o futuro da Igreja Católica é sombrio e incerto.
    Beijo procê!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raul, que bom que você voltou! Este boteco anda meio às moscas sem você...
    Quanto ao seu post, assunto polêmico e difícil de opinar. Vamos aguardar os acontecimentos e ver no que dá.

    Beijo grande! Volte sempre, afinal você é o dono do bar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raul.

    Se vc assistiu Teoria da Conspiração talvez esteja lembrado desta fala do personagem de Mel Gibson no começo do filme: “Não me levem a mal, irmãs, sei que têm boa vontade, mas alguém tem de extirpar essa ferida nojenta que é o Vaticano”. Pois é, ferida nojenta seria um insulto se esta instituição não tivesse o passado tão podre. E o presente não menos podre.
    Os escândalos atualmente noticiados, sinceramente, não me surpreendem. A História mostra em seus tempos passados o jogo de interesses, as traições, a manipulação política... E também a bandalheira, a galinhagem... Pura baixaria! Tirando que o passado foi pior, não vejo grandes novidades.
    Creio que tenha ouvido alguém dizer que a História é cíclica, que ela sempre se repete. Que em um ciclo impérios chegaram ao auge e em outro entraram em decadência. Pois bem, talvez esta seja a fase do declínio do império católico. Nada mais justo que suas bases fundadas sobre a corrupção, a ganância, a venda de indulgências, o terror e o medo comecem a ruir.
    A Igreja Católica pode ser milenar, caríssimo Raul, mas não é eterna. Sendo Eterno Nosso Pai, o que são milênios para Ele? Cedo ou tarde, justiça seja feita, que seus pilares desmoronem pelas desgraças, dores e sofrimentos que esta precursora do nazismo provocou nesta terra. Vidas foram sacrificadas para sustentar o luxo do Vaticano. Seu ouro está manchado de sangue.
    Seus seguidores há tempos estão migrando para outras religiões por não suportar um regime ultrapassado, autoritário, preconceituoso e intransigente. E o pior, omisso. A omissão diante dos abusos cometidos por padres tarados em todo mundo está causando nojo e vergonha nos católicos. E se não passar por uma reforma desde já acabará por perder o que resta do seu bem maior, os fieis.

    Não deixando de comentar sobre as igrejas evangélicas, hoje vemos seu crescimento e consolidação. E também sua divisão. Congregações fundadas vão se dividindo, surgem novas que acabam se dividindo também, gerando uma multiplicação desordenada. Isto não é sinal de um bom futuro. Além disso, delas também não deixam de chegar notícias vergonhosas.
    Sem generalizar, está sobrando canalha, gente inescrupulosa que se infiltra em igrejas e mancham o nome da instituição. Verdadeiros capetas disfarçados de anjos usam o Nome de Cristo para tirar proveito de pessoas ingênuas zombando de sua fé.
    Sendo assim que fique o alerta para os fieis confiarem desconfiando. Que entendam que o pregador da palavra de Deus, não é Deus. Ele pode estar atrás de um altar, altivo, trajando uma batina ou um terno alinhado, admirado e respeitado por todos... Mas ele é um ser humano comum, não é Deus! Ele pode apresentar uma boa oratória em seus sermões, prender a atenção de todos em seus cultos, cativar multidões, segurar a Bíblia entre as mãos fervorosamente... Mas ele não é Deus! Ele é uma pessoa como outra qualquer, com defeitos, sentimentos e falhas.
    Porém esta pessoa, mesmo com defeitos, sentimentos e falhas pode ter boa índole e a real vocação religiosa, e fazer uso disso para praticar o bem. Por outro lado pode ser um sujeito pilantra, ou um mentalmente transtornado, ou um pedófilo xexelento... Sendo uma faca de dois gumes, então o certo é ficar esperto! É como diz o velho ditado, um olho no padre e outro na missa!


    Um grande abraço.
    Esteja sempre sob as bençãos do Pai.

    RCCaridade - Vila Velha, ES

    ResponderExcluir