terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rolando leros


Escrevendo sobre João Pacifico acabei me lembrando de Rolando Boldrin. E de como tive um pedido de entrevista negado por ele. Logo ele, um de meus ídolos caipiras. Na época, final dos anos 90, Boldrin faria um show no teatro do Centro de Convivência Cultural, em Campinas. E eu não poderia perder a oportunidade de entrevista-lo. A sugestão de pauta foi aceita rapidamente, a produção entrou em contato com a assessoria de Boldrin e a entrevista foi marcada para uma sexta-feira a tarde. Minha expectativa era enorme. Desde os tempos do 'Som Brasil', nas manhãs de domingo, que eu admirava aquele apresentador que contava 'causos' como ninguem. E tinha jeito de ser o maior gente boa da paróquia. Era um personagem perfeito para o quadro, chamado 'Encontro', que permitia entrevistas mais longas e até umas 'canjas' durante a conversa. Chegamos por volta das quatro da tarde no teatro. Boldrin estava no palco, terminando o ensaio e esperamos cerca de trinta minutos até ele descer. Fui ao encontro dele todo animado, muito mais na condição de fã do que de reporter. Mas o Boldrin que nos recebeu  não era o mesmo que eu admirava tanto. Ele foi seco: "Escuta, voces vão gravar essa entrevista para exibir quando, hein ?'" Expliquei então que era uma entrevista diferente, especial, e por isso mereceria uma edição mais cuidadosa, portanto deveria ser exibida dali a uma semana, no outro sábado. Ele arqueou as sombrancelhas, apertou os olhos e disparou: 'Mas o que adianta exibir daqui a uma semana se o meu show aqui é neste fim de semana ? Eu pensei que a entrevista fosse para chamar para o show. Desse jeito não adianta'. Ele ainda disse algo sobre a competencia da assessora de imprensa mas eu nem ouvia mais. Estava decepcionado. Eu jamais esperava por aquilo. Poderia ter argumentado que a assessora sabia da proposta da entrevista, que a idéia era mostrar quem era Boldrin fora dos palcos e até que eu era um fã incondicional dele. Mas fiquei em silencio. E fomos embora, de volta para a tv sem a entrevista. Algum tempo se passou até eu perceber que o show business era assim mesmo. O caipira contador de causos era um personagem. Um fascinante personagem e muitíssimo bem interpretado por Boldrin. Personagem que jamais deixei de admirar e acompanhar. E é com a interpretação deste personagem que agradeço a voces pela companhia constante neste balcão. Ele diz, com todas as letras, magnificamente escritas por Vinicius de Moraes, tudo aquilo que gostaria de dizer aos meus bons e sinceros amigos. Ou seja, a todos voces, meus queridos(as) amigos(as) de bar.


O vídeo começa com um pequeno atraso. As primeiras frases não foram captadas. São as seguintes:

'Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado...'








7 comentários:

  1. Raul,nós é que te agradecemos por tê-lo como amigo, que sempre nos presenteia com suas palavras ternas e matérias espetaculares.
    Pode ter certeza que, onde quer que você vá, seus amigos, fãs e eternos alunos( me incluo nas tres categorias) te seguiremos.
    Com relação a Rolando Boldrin, também gosto dele e saber dessa atitude arrogante me deixa decepcionada.
    Beijo procê

    ResponderExcluir
  2. Raul, quem saiu perdendo nessa história foi o Boldrin por não ter te concedido a entrevista.
    Mas ele é um personagem muito bom no papel de caipira, isso não podemos negar.
    Quanto a poesia divina do imortal Vinicius de Moraes, ficamos gratos por tanta gentileza sua.
    Obrigada pelo seu habitual carinho com os frequentadores deste boteco maravilhoso!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Véio o que posso dizer, depois de escutar esta palavras, que o Boldrin não saiu perdendo de te conceder a entrevista não, na verdade ele perdeu a grande ( como diria um amigo nosso, o famoso Canja)oportunidade de talves te ter como amigo.Pois este privilégio, graças a Deus eu tenho, e me sinto muito horado de ser seu amigo irmão. E sempre estaremos neste boteco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra e o privilégio são meus, pela sua amizade. E pela benção de ter amigos tão fiéis e sempre presentes. Brindemos!!

      Excluir
  4. Olá Raul muito bom o seu blog, em qual e-mail posso te enviar uma sugestão de reportagem? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruno. Obrigado! E seja bem-vindo ao boteco. Quanto à sugestão, pode enviar para rfilho@sp.rederecord.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Raul, Deus esta no controle e já operou sua cura total e completa, Em Nome de Jesus. Logo estaremos desfrutando de suas experiências e ótimas reportagens que sempre realiza com competência e maestria. Deus abençoe você e sua família sempre!!!

    ResponderExcluir