sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal

Amigos(as) de bar. Sacanagem como o tempo, cada vez mais, passa mais depressa. Sabe aquela frase: ' parece que foi ontem' ? Então, a cada momento ela esta mais presente. Aquele bebê que outro dia mesmo estava no colo já é um rapaz. Os fios brancos se multiplicam e, com eles, aumenta a incerteza do amanhã. Será que ainda teremos a mesma disposição ? Será que cumpriremos todas as metas que traçamos para nossas vidas ? Será que a vida sorrirá para nós ? Eu digo: claro que sim! Porque não ? Depende muito de nossa vontade e de nossa paixão. A vontade, todos temos. A paixão, por sua vez, precisa ser alimentada por doses regulares de afeto, carinho e ternura. Tudo isso tenho recebido de voces, neste espaço, e cada vez mais intensamente. Devolvo o afeto com Bandeira:

'Tu, que me deste o teu carinho
e que me deste o teu cuidado
Acolhe ao peito, como o ninho
Acolhe ao passaro cansado
O meu desejo incontentado
............
E sentirás o meu carinho
E sentirás o meu cuidado'

Obrigado, de coração, a todos voces, amigos(as) de bar, que fazem essa caminhada valer a pena. As mensagens me emocionam e tornam este balcão um lugar diferenciado. Onde a ausencia do dono nao impede que a prosa continue. Bão tamem.

Um Natal maravilhoso e que 2012 nos traga mais afeto, carinho e ternura.

14 comentários:

  1. Raul, meu amigo!!! Você, como sempre, me emocionando com suas palavras. Palavras que vem do fundo da alma e que se nutrem de afeto em seu coração para serem escritas de forma tão singela nesse espaço.
    Ao ler este post, fico com os olhos cheios d'água, verdadeiramente emocionada e, garanto , não sou a única.
    Nós, seus amigos de bar , é que te agradecemos o carinho com que sempre nos recebe no balcão para prosear e, mesmo quando está ausente, nós entramos e ficamos à vontade, pois as portas estão sempre abertas. Pode ter certeza de que ele estará sempre lotado nos 365 dias do ano. Você merece.
    Ps: Não se importe com os cabelos brancos e dê graças à Deus por ter a oportunidade de ver aquele bebê de colo crescer.
    Feliz Natal!
    Beijo
    Luciane

    ResponderExcluir
  2. Belas e profundas palavras.
    Raul já que o dono está ausente, vamos continuar com a prosa que sempre é bem vinda.
    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

    ResponderExcluir
  3. Raul, que presentaço de Natal o seu post!
    Pode ter certeza que cada um de nós continuará aqui no boteco nos próximos 365 dias do ano que se inicia, aguardando ávidos por um novo post, bastidores de uma nova reportagem, ou trechos de um belo poema como o citado acima.
    Feliz Natal e Próspero 2012 ao dono e a todos os frequentadores deste boteco chique demais, uai!!!
    Que a paz, o amor, a ternura, o afeto e as bençãos de Deus estejam sempre entre nós.

    Beijo da sua fã n° zero,

    Cássia - Viçosa/MG

    ResponderExcluir
  4. Oi Raul.

    Sinceramente achei bom este ano passar rápido, vimos muitas tragédias em 2011. Lamentavelmente um ano destacado por mais notícias ruins que boas. Mas a vida continua.
    Esta semana duas frases me chamaram a atenção. A primeira foi de um amigo italiano que me contou que ele sempre ouvia durante a infância a avó dizer: “a vida é tão bela que vale ser vivida em qualquer circunstância”. Ela empregava estas palavras enquanto enfrentavam os horrores da Segunda Guerra.

    A segunda foi sua: “A paixão, por sua vez, precisa ser alimentada por doses regulares de afeto, carinho e ternura.” Esta frase me fez pensar que tudo precisa ser recíproco. O que adianta receber um feliz natal de alguém que não procurou cativar uma amizade no decorrer do ano? Só porque é de praxe?
    E me vem outra pergunta: será que todas aquelas pessoas que correm às compras estão realmente pensando em Cristo? Ou o consumismo apagou de vez uma data religiosa? Olha Raul, faltando uma semana para o Natal eu nem saio de casa. Esse corre-corre de final de ano me causa até um mal estar, sei lá, as pessoas mudam de comportamento nesta época. Vc já viu aquelas mulheres no supermercado? Parece um bando de vampiras taradas famintas! Bom, eu nunca vi uma vampira tarada faminta, mas elas me inspiram a falar assim. Todas apressadas enchendo seus carrinhos como se um furacão viesse varrer tudo sobre a terra! Fico na dúvida se elas passaram fome na infância ou se acabaram de atravessar o deserto do Saara a pé! Credo!
    Shopping, não passo nem na porta. É outra loucura ver aquele movimento todo para comprar presente. E ai daquele que não atender os anseios do presenteado! Tá frito!
    Então pergunto: é necessária esta papagaiada toda?
    Será que esta data, que deveria ser de reflexão sobre a vida e os ensinamentos que Cristo deixou, sobre suas passagens nesta terra, sobre as humilhações e a condenação à morte? Jesus não precisa de adoração, Ele não é pop star. Não precisa ter seu Santo Nome clamado aos berros porque ele não é surdo. Não precisa de sua santa imagem estampada em camisetas porque Ele não é rótulo. O presente que agradará Nosso Aniversariante do dia é que entendamos que somos irmãos perante um único Pai, que sejamos mais solidários, mais unidos, mais presentes.
    Com religião ou sem, crentes ou não, sugiro a todos que reflitam por um momento sobre aqueles que tiveram suas históricas trágicas chegadas ao nosso conhecimento através do trabalho da imprensa. O sempre louvável trabalho da imprensa. E que também estejamos atentos àqueles que estão próximos de nós, um parente, um amigo ou um vizinho, por exemplo. Quantos estão precisando de um pouco de atenção, é tão fácil, não custa nada, mas não há dinheiro que pague um gesto assim.

    Não aguardo uma passagem ano para querer mudanças. Mudanças podem acontecer em qualquer época. Não preciso aguardar uma data especial para desejar a vc, aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho e a todos que aqui freqüentam que alcancem seus objetivos sempre sob a graça divina. Se me permite gostaria de deixar um recado para Luciane: “moça, vc também inspira bondade, que Deus a conserve assim.”

    A vc, Raul, estou aguardando sua próxima reportagem sobre situação dos indígenas em Caarapó. Muito bom que esta questão seja abordada. Que sua repercussão alcance muitos de nós brasileiros, para que todos fiquem alerta à realidade. Não sabemos até onde esta disputa por terras irá, apenas sabemos que a corda sempre arrebenta no ponto mais fraco.
    Não esquecendo, bela foto!

    Um forte abraço. Sucesso! Deus abençoe vc.

    RCCaridade – Vila Velha, ES

    ResponderExcluir
  5. Voce esta bem como sempre,mas não gostei desta coisa atrás de sua cabeça o que é isto? Voltando, desejo que este ano seja novissimo em tudo para todos nós, olha, pode ter certeza que aqui estaremos anciosos aguardando suas materias que são ótimas. Nascemos sem pedir e morremos sem querer pode isso,acho que não né, deveria ser tão diferente,como não é vamos viver intensamente cada momento.Boas festas.
    Ate mais.
    Julia - MG

    ResponderExcluir
  6. Raul,
    Mais um ano termina e com ele deve ficar a certeza de que fizemos o nosso melhor. Não importa se as coisas não saíram da forma que queríamos. A vontade existiu e tentamos. Talvez, tenhamos que no próximo ano melhorar o que não conseguimos fazer direito em 2011. Também, pode ser que não cumprimos todas as metas que traçamos. E qual o problema? Fizemos o que foi possível e dava no momento. A vida não é fixa e todos os dias ela nos apresenta algo novo. Sabemos que nem sempre é fácil e ela não costuma dar trégua! Portanto, Superman e Superwoman só em seriados na TV.
    Parabéns pelas suas matérias em 2011. Desejo que 2012 venha repleto de desafios, viagens interessantes, belas reportagens, reconhecimentos, realizações e sucesso! Claro, dinheiro também! Afinal, precisamos viver e sobreviver.
    Parabéns, mais uma vez, pelo talento, capacidade e profissionalismo demonstrados durante o ano. Você sempre nos surpreende.
    Receba, cada vez mais, carinho e afeto de todos que admiram e acompanham o seu trabalho. Penso que todos, quando fazem os seus comentários, deixam aqui um pouquinho das suas emoções, sentimentos e acabam “vivenciando”, através dos seus olhos, todas as suas “aventuras”. Você merece o carinho e afeto que recebe de cada um.
    Os cabelos brancos fazem parte do nosso caminhar e, o mais importante, com eles também vem o aprendizado e a certeza de que já cumprimos grande etapa da nossa trajetória. Todos passamos por isso e não há como escapar. O tempo tem pressa e é implacável!
    Que 2012 traga muita saúde para você e sua família. Tenha um ano muito feliz, cheio de alegrias, harmonia, esperanças e com muitos sorrisos!
    Deus ilumine sempre a sua vida!

    Sucesso e felicidades!

    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Dentro de dois dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação. Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro. Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de que...m realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite. Desembarque nela os seus sonhos... Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de PRIMEIRA CLASSE !!!

    FELIZ 2012!!!

    Noelle

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO SEU TRABALHO MAS MAIS QUE ISSO TE DIZER QUE SEMPRE QUE VIA SUA REPORTAGENS ELAS ME PRENDIA PRA VALER NA TELA DA TV E ACOSTUMEI A TE ACOMPANHAR TODO DOMINGO,MAS CARA TEM UM LANCE QUE TENHO QUE TE FALAR:EU NAO SABIA DIREITO O QUE ME ´PRENDIA ÁS SUAS INFORMAÇOES,PERCEBIA QUANTO PROFISSIONAL QUE ÉS MAS ALGUMA COISA ME TRAZIA TAMANHA ADMIRAÇAO,FACIL AGORA DIZER O QUE ERA E PRA OUTROS PODEM PPERCEBER MAIS CEDO OU MAIS TARDE,EU DEMOREI UM POUCO POIS ASSISTA POUCA TV,MAS AS PALAVRAS SAO "SIMPLICIDADE E LEVEZA".TIRARIA UM TEMPAO DOS MEUS DIAS PRA VER SEUS TRABALHOS TODOS REUNIDOS.ASS-MIGUEL MAGONE-53 ANOS ,03 FILHOS,ZOOTECNISTA -UBERABA-M-mensagem:TUDO QUE É SEU ENCONTRARÁ UM JEITO DE CHEGAR ATÉ VOÇE-CHICO XAVIER -NAO É DEMAIS ESTA MESN.?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Miguel.
    Foi um elogio e tanto!
    Realmente instigante a mensagem de Chico Xavier.
    Bem vindo ao boteco!
    Raul

    ResponderExcluir
  10. Raul, cada dia que passa o nosso boteco fica mais chique. Os frequentadores sempre nos surpeendem com seus comentários incríveis, como foi o do Miguel.
    Que lindas as palavras do Chico Xavier!

    Beijo,

    Cássia - Viçosa/MG

    ResponderExcluir
  11. oi Raul,
    Você nos honrou com Bandeira e eu dou minha pequena contribuição lembrando de Mario Quintana:

    "Bendito seja quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça!"

    Vamos recomeçar com alegria, respeito, paciência, civilidade e muito amor!

    Ótimo 2012 a todos!
    beijos
    Regiane

    ResponderExcluir
  12. Está vendo Raul, como a cada dia mais gente te admira? Não poderia ser diferente, pois você cativa as pessoas com sua simplicidade , humildade e extrema bondade, além da competência como profissional,que é indiscutível.
    Pode ter certeza, meu amigo, que você é realmente merecedor de todos esses elogios.
    Que Deus te abençoe.
    Beijo
    Luciane

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo, este ano eu fiquei meio em débito com você pois, não pude acompanhar a maioria de suas reportagens. Tive alguns contratempos, mas, também grandes alegrias. A maior foi a compra da minha casa própria.
    Quero desejar a você e a todos seus companheiros de bar, um 2012 de muita saúde,paz e grandes realizações. Que Jesus o envolva sempre com muita luz.

    Obrigada pela oportunidade de poder frequentar este bar. "É o bar mais saudável que já conheci"

    Um grande abraço.

    Bete - Sorocaba

    ResponderExcluir
  14. Bom dia amigo, tudo bem?

    O link abaixo é uma homenagem a você,espero que goste de Marcus Viana. "Pátria Minas".

    http://youtu.be/2q3aUzRDkaQ

    Tenha um ótimo dia


    Bete - Sorocaba

    ResponderExcluir