quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O crime e a impunidade

Nos últimos meses postei aqui algumas matérias cujo tema está se tornando recorrente: o de crimes contra mulheres. Mércia Nakashima, Vanessa e as irmãs de Cunha foram apenas algumas das vítimas mais recentes. Casos que ganharam repercussão por causa da beleza e juventude das vítimas. E tambem pelo mistério que envolvia cada um dos crimes. Mas sabemos que, todos os dias, dezenas de vítimas anônimas continuam sendo espancadas, torturadas e mortas neste país. Muitas vezes, os agressores são pessoas que convivem com as vítimas. Delinquentes, facínoras e psicopatas que nunca são identificados. E, quando são, contam com a lentidão ou com as brechas da justiça para permanecer impunes. Hoje faz um mês que Bianca Consoli foi espancada, asfixiada e morta dentro de casa. O autor desta barbaridade ainda é desconhecido.



Semana passada, em Brasília, uma jovem estudante foi morta friamente por um professor. O autor foi identificado e preso rapidamente. O crime foi esclarecido em pouco tempo porque o assassino fez questão de levar o corpo da moça até uma delegacia. E sabem porque ele fez isso ? Para escapar do flagrante. É inacreditável, mas a lei brasileira prevê que o flagrante se caracteriza nas seguintes situações: quando o autor é surpreendido praticando o delito; quando o autor é preso pouco tempo depois de ter cometido o delito; e quando existe perseguição após o delito. Como o assassino de Brasília é professor de Direito, conhecia muito bem as brechas da lei. Por isso, demorou 3 horas para se apresentar na delegacia. E só foi preso porque, enquanto circulava pelas ruas e avenidas com o corpo da estudante, a familia dela havia comunicado o desaparecimento e possível sequestro. Senão, o professor estaria agora livre, leve e solto. Quem sabe até  na companhia de Mizael, o suposto assassino de Mércia Nakashima, que se aproveita a 'bondade' da justiça brasileira para rir da cara de todos nós.



Esta semana os advogados do professor Rendrik entraram com Habeas Corpus pedindo para que o assassino aguarde o julgamento em liberdade. No primeiro momento, o pedido foi negado. Mas duvido que ele permaneça preso até o julgamento. E duvido mais ainda que fique preso depois do julgamento, mesmo se condenado. Foi assim com Pimenta Neves. É assim com todos que dispõem de bons advogados e possuem amigos influentes nos tribunais. Pobre país em que vivemos. Aqui, espancar, humilhar, maltratar, torturar e matar mulheres não dá nada. Aqui o crime compensa.  

30 comentários:

  1. Oi Raul. Pois é amigo, infelizmente tenho que concordar com você. Quem mata, rouba, maltrata, abandona, fica livre.
    Aqui, nesse nosso pobre país, só é punido quem é pobre ou quem , mesmo não tendo cometido crime algum, teve a infelicidade de deixar de pagar uma pensão ,como foi o caso do ex jogador Zé Elias , detido por mais de trinta dias.
    São os absurdos da lei.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Verdade seja dita, nos estamos perdidos sem saber o que fazer, pois denúncia anônima não me parece ser algo confiável. A mesma lei que diz nos proteger é a mesma lei que deixa impune estes indivíduos que comentem crimes inaceitáveis,se é que exista né. Não tenho orgulho nenhum de ser BRASILEIRA, tenho sim medo, revolta, dor e muitos outros sentimentos que não precisam serem ditos aqui vocês podem imaginar. O LADRÃO que rouba hoje é o que vai matar,estuprar, etc., amanhã porque NÃO EXISTE punição neste PAÍS.Tenho tanto para dizer que ... deixa pra la. Até Raul.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raul!
    Sempre leio seus artigos e gosto muito do seu blog.
    Infelizmente, no Brasil, o crime compensa, pois não há punição para os criminosos.
    Mais quantas mulheres terão que morrer para se fazer justiça no Brasil?
    Até mais, Raul.
    Um abraço,
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oi Raul,pode ter certeza que enquanto houver o famigerado "HABEAS PORCUS" pra esses fascínoras
    o crime continuará sempre compensando, pois não há impunidade neste país. Semana passada, vi uma entrevista do Mácio Nakashima em prantos, pois era dia do seu aniversário e também da Mércia. Outra cena lamentável, pois o assassino, também conhecedor das brechas da lei até agora está livre, leve e solto, a exemplo de inúmeros outros... Confesso que já perdi a esperança de ver a justiça sendo feita... Eita Brasil!!!!!

    Beijo!!!

    Cássia - Viçosa/MG

    ResponderExcluir
  5. Raul, favor publicar este comentário, corrigindo o anterior: ... o crime continuará sempre compensando pois não há justiça neste país.
    A impunidade é tanta que até me confundi ao expressar o que queria.
    Grata!

    Beijo!!!

    Cássia - Viçosa/MG

    ResponderExcluir
  6. Oi Raul.

    É claro que o crime compensa no Brasil!
    Essas leis beneficiadoras de vagabundo não sofrem mudanças porque os políticos deste país só utilizam a temporada de quatro anos para encher os bolsos e criar pança! O circo da bandalheira também não muda, só a trupe de palhaços a cada eleição.
    É certo que poucos estão dispostos a trabalhar com seriedade, mas a maioria é uma cambada que só quer mamar nas tetas do governo. Aliás, uma reforma geral nas leis que se fizessem cumprir caberia muito bem para eles. Mas qual corrupto vai se interessar em moralização se a primeira cabeça a rolar será a dele? E enquanto essa avacalhação durar chegarão ao nosso conhecimento mais e mais desgraças porque a impunidade estimula os covardes. Como se não bastasse a bandidagem imperando nas ruas, agora a violência atende em domicílio. Quantas novas vítimas terão suas vidas arrancadas de forma estúpida e covarde como Maria Islaine de Moraes porque ela não teve proteção nem amparo da justiça?
    Acredito que a maioria de nós conhece, pelo menos uma mulher que sofreu agressão, ou uma vizinha, ou amiga ou familiar. Eu conheci várias, não dá para contar com os dedos das minhas mãos. Uma delas levou um tiro no peito à queima roupa, não morreu porque não era a hora mesmo. O traste não respeitou nem os sogros, muito menos o filho de seis anos que presenciou a cena. E vc acha que ele foi preso? Foi nada! Isto aconteceu há uns vinte anos, um caso entre milhares. E hoje as mudanças que ocorreram foram para pior. Mas não vou falar mal do Brasil, porque isto é consequência das más escolhas nas eleições. Acredito em dias melhores, só espero não ficar tão velha para saber o que é viver em paz e em segurança.

    Um grande abraço. Não deixamos de assistir suas reportagens. Deus abençoe vc.

    RCCaridade - Vila Velha, ES

    ResponderExcluir
  7. RAUL, NESTE PAIS TUDO COMPENSA. A IMPUNIDADE ANDA LIVRE E SOLTA POR AI. PRESENTE EM TODOS OS LUGARES. TODOS OS DIAS ASSISTIMOS NA TELEVISÃO OS PESSIMOS EXEMPLOS. GOVERNANTES, POLITICOS, CELEBRIDADES. E UMA VERGONHA.
    DESCOBRI SEU BLOG E GOSTEI.VOLTAREI MAIS VEZES.

    ANDREIA

    ResponderExcluir
  8. Felizes aqueles que estao indo desta pra melhor, assim espero que seja,de um lado a beleza e as riquezas de um belo país encantador e do outro lado a vergonha a tristeza e a miseria de um povo sofrido e sem esperança.Quando falo escrevo ou toco neste assunto com alguém meus olhos enchem de lagrimas por saber que estamos sendo meramente enganados.
    Julia.

    ResponderExcluir
  9. A Justiça Brasileira!!!

    Isso foi exibido em todos os telejornais noturnos na quinta feira.
    Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 04 meses, desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma 'misturinha' com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$ 724,00. A sua mulher Sônia grávida de 04 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Ailton recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.

    Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?

    Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS.
    Responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara. Matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.

    Este camarada encontra-se em liberdade e pode ser visto jantando nos melhores restaurantes
    do Rio e de Brasília.

    Esta é uma campanha em favor da VERGONHA NA CARA.
    Eu já divulguei, e você? Faça sua parte, não demora nada.
    Nada mesmo.
    Se quiser ver a foto do jornal que publicou esta reportagem, me envie um e-mail que terei o prazer de enviá-la para que seja publicada em seu blog.

    Sempre que puder, estarei visitando o seu blog.
    Um forte abraço e que Deus continue nos abençoando sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi Raul, tenho uma sugestao de reportagem para vc Os Maias e as suas profecias o que acha? Parque Nacional de Palenque no Estado de Chiapas Ruinas dos Maias.Ja que andam falando tanto sobre o fim dos tempos,sou fascinada por estes tipos de reportagens, professias, misterios,lendas etc.

    Julia,
    16/11/2011 13:49

    ResponderExcluir
  11. É Raul, cada dia que passa, quando imaginamos que todas as atrocidades possíveis e impossíveis já aconteceram, os fascínoras se superam! Depois deste seu post, já observou que estão inovando na covardia? A moda agora é pai espancar bebê de 2 anos de idade até a morte... Isso quando profissionais da saúde não injetam alimentação na veia de um beb~e com 13 dias de vida, como você mesmo mostrou no "DE". Não faltava mais nada.
    Fui obrigada a comentar de novo no mesmo post, pois não imagino onde isso vai parar.
    Indignação é pouco para o que sinto ao ver ou ler reportagens do tipo.

    Beijo!!!

    Cássia - Viçosa/MG

    ResponderExcluir
  12. Oi,Raul!Gosto da seriedade de s/reportagens,e vc
    demonstra sentimento qdo nos compartilha cada uma delas.Fico chocada com a situação de nosso país e suas leis.Parece impossivel haver mudanças, pois se existe alguem serio para estar a frente se corrompe so ao pensar em entrar para os cargos em que poderia causar alguma diferença.Agora quando acontece com a classe dos engomadinhos,com a filha de um deles, como ficam?È demorado, é impossivel de solucionar?E os melhores advogados que podem pagar?Vi neste domingo na Record o homem que foi acusado/preso injustamente e que adquiriu um cancer,cegueira e que faleceu ao saber que ia receber a indenização.Ele perdeu uma vida dentro da cadeia!Não viu o neto crescer.Pq as pessoas estudam para serem juizes,doutores da lei se falham, mas só com os mais humildes?O rapaz mais jovem confundido com um assassino foi esperto:ficou 4 anos na prisao, mas começou a estudar as leis dentro da prisão e conseguiu despertar a atenção de uma defensora publica que leu sua carta clamando por socorro.Ele estava trabalhando qdo ocorreu o crime.Foi provado sua inocencia.O outro era um senhor simples, humilde que não merecia o sofrimento.Se as pessoas fossem mais humildes e tivesse amor ao proximo poderia ter poupado aquele senhor.Deus podia agir como agia antigamente(Biblia)Ele fulminava quem cometia atrocidades.Abraço,Rosali-Contagem-MG 29/11/11

    ResponderExcluir
  13. Que bom que podemos ve-lo no jornal da record tambem seja bem vindo.Adoramos.

    Julia.

    ResponderExcluir
  14. OLA RAUL,PASSEI PARA DIZER QUE ESTAMOS COM SAUDADES DAS SUAS REPORTAGENS.QUANDO VAI APARECER? BEIJOS

    ResponderExcluir
  15. Oi Mestre. A autora do comentário acima está coberta de razão e acredite, fala por todos nós. Saudades, BEIJÃO PROCÊ.

    ResponderExcluir
  16. Raul,acredito que todos, se excessão, vão pagar por tudo que de ruim fizeram aqui. Aqui se faz e aqui se paga. Tudo que fazemos de bom, a vida dá de volta para agente e assim tudo o que fazemos de ruim. A vida vai punindo agente, todos os dias. Eles vão pagar pelo que fizeram. A vida vem e pega no que mais agente preza. Gosto demais das suas reportagens. Abraço,
    Livia

    ResponderExcluir
  17. RAUL,O ANO ESTA ACABANDO E ESTAMOS SENTINDO SUA FALTA AQUI NO BOTECO.ESTAMOS CURIOSAS PARA SABER QUAL SERA A PROXIMA REPORTAGEM.VAMOS APROVEITAR E BRINDAR PELO ANO QUE PASSOU E PELO PROXIMO QUE SE APROXIMA. AGRADECER PELA NOSSA SAUDE E POR TUDO QUE REALIZAMOS E CONQUISTAMOS.BEIJO

    ANDREIA

    ResponderExcluir
  18. oi Raul!
    Seu blog é delicioso!
    Quando faço pausas em meu trabalho dou uma passadinha por aqui para ver, ler as novidades.
    É ruim quando não tem :)
    Espero que vc consiga vir aqui antes do final de ano, para nos atualizar, distrair, refletir e sorrir !
    Quero te pedir licença para elogiar e agradecer a Regina Célia Caridade. Seus comentários são extremamente pertinentes e interessantes!!! Faz este espaço ter um nível muito, muito bom mesmo...
    Claro que tudo se inicia pelo proprietário do boteco né?
    Um beijo.
    Regiane

    ResponderExcluir
  19. Como uma boa "mineira-Uai"-Uai,Raul cadê vc?Acredito que seu tempo deva ser limitado,mas é bom poder ver seus comentários e partes de s/reportagens aqui,parece que podemos te ver falando... nós precisamos de mais reporters como vc, com sua simplicidade cativante,e sua franqueza.Muitos tem pose,e afastam as pessoas,mas vc com este seu jeito,atrae as pessoas,não so o publico feminino(grde maioria),mas tambem os homens.Vc tem personalidade!Não perca este seu jeito,tá?Mesmo que ganhe mais e mais premios p/competencia de s/reportagens,ok?Abraço grande dos mineiros Uai!!Rosali-MG

    ResponderExcluir
  20. Com este ano se acabando, peço a Deus que olhe para baixo e faça um milagre em nossos corações:Que as esperanças sejam renovadas,que o Amor incondicional seja derramado em nossos corações, que não passemos por cima de nossos erros, mas que assumamos para que sejam concertados.E que lutemos pela justiça,pelo bem de nosso semelhante estendendo as mãos diante das dificuldades.Agradeço a Deus por vcs jornalistas que tem arriscado a vida de vcs durante as reportagens para ajudar,mostrando o lado real dos fatos,vcs estão se colocando na brecha, poucos querem fazer isso.Peço q Deus ilumine o seu caminho:Raul e de sua equipe, e q os livre nesta jornada!Que Ele os proteja, e que 2012 seja de vitória, novas conquistas, um Ano melhor com a justiça a nosso alcance.Abraços,Hortência-MG

    ResponderExcluir
  21. Raul, para nós mineiros é uma honra ter um jornalista da sua categoria e profissionalismo. Ficamos honrados. Que Deus ilumine sua vida e que em 2012 você possa nos trazer grandes reportagens.Esperamos que possa nos presentear com alguma reportagem, antes que o ano se finde. Um grande abraço!

    Maria Carolina, Poços de Caldas.

    ResponderExcluir
  22. Ola Raul, você desapareceu daqui. Está de férias? Quando vai aparecer para contar para nós as novidades? Beijos, Ana Julia.

    ResponderExcluir
  23. Êba!!!! Prenderam o assassino da Bianca Consoli!
    Viva!!!! Enfim, uma boa notícia para a sociedade brasileira, Raul!

    ResponderExcluir
  24. Oi Raul.

    Preciso fazer a pergunta que não quer calar e engrossar este coro: “Raul, cadê vc?”.
    Sem querer abusar e transformar seu blog em sala de bate-papo, peço permissão para fazer um agradecimento:
    “Regiane, obrigada por mencionar meu nome de uma forma tão gentil. Quero estender seu elogio a todos e a “todas” (né, Raul!), que participam fazendo seus comentários e que prestigiam este moço que cumpre muito bem a função de jornalista. Ele merece! Estamos aqui para trocar idéias, aprender um com os outros”.

    Obrigada, Raul, porque tenho aprendido com vc. Reflito muito sobre suas reportagens, sobre cada história e cada personagem.
    Muita gente admira seu trabalho, fala bem de vc, então vejo o quanto é querido. Não é por sugestionamento, mas percebo, mesmo pela TV, que é um bom homem, pois inspira calma e serenidade. Portanto além de ser um exemplo como profissional, é um bom exemplo como pessoa também. Tenho o maior respeito por vc.
    Já faz mais de um ano que tenho a honra de participar deste boteco. Bom, não sei se "participar" seria a expressão certa. Acho que o certo seria dizer que acampei neste boteco de mala e cuia. Sim, porque enquanto outros conseguem mandar seus recados em poucas e objetivas palavras eu falo até pelos cotovelos... Abafa, deixa em off!

    Um abraço. Deus esteja com vc.

    RCCaridade – Vila Velha, ES

    ResponderExcluir
  25. Faço minhas as palavras de Regina. Tudo o que ela disse sobre você é verdade. Você deixa transparecer até pelo olhar que é um homem de bem, dono um coração de ouro e uma alma iluminada. Parabéns, isso é uma dádiva de Deus.
    Um grande beijo para vc. Um abraço para Regina e demais companheiros e companheiras .
    Luciane

    ResponderExcluir
  26. Olá Raul,vc disse ter planos de um dia escrever um livro,com toda a sua bagagem de volta ao mundo,haverá fotos belissima por onde passou, não é?Já que só podemos ser um giramundo através de seus safaris e grandes aventuras lembra da gente,e não nos negue este previlégio... de viajar através de seus olhos e toda sua equipe.Gostei da foto atual, que lugar é este?Muito interessante, é algo indígena? R.Virginia MG

    ResponderExcluir
  27. Passei para tomar uma taça de champagne, vejo que o boteco está vazio sem o dono, mas deixo aqui um pedido especial ao aniversariante, Jesus: que todas as bençãos do céu e todas as alegrias da Terra estejam presentes em sua vida nesse Natal e todas as vitórias venham no ano 2012!

    Noelle Pine

    ResponderExcluir
  28. Belíssimo o conjunto da obra acima!!!

    ResponderExcluir