quinta-feira, 12 de julho de 2012

Histórias de vida

Alguns anos atrás, uma família inteira saiu do norte de Minas Gerais para tentar a sorte em Rio Claro, no interior de São Paulo. Nove irmãos, jovens, trabalhadores e muito unidos, recomeçaram a vida na nova cidade. O mais velho dos irmãos se chamava Geraldo. Era ele quem cuidava dos mais novos. Era o mentor, o segundo pai de todos os outros. Até que um acidente o imobilizou numa cama. E a morte lhe pareceu a única alternativa possível.

A história de Geraldo e dos irmãos de Geraldo não deve inspirar ninguem.





Nos anos setenta, em um certo posto de saúde no interior de São Paulo, uma criança foi levada pelos pais para tomar a vacina contra a paralisia infantil. Mas a enfermeira se negou a aplicar. Disse que a menina estava gripada e, por isso, não podia tomar a injeção. Menos de um mês depois, essa menina, de apenas um ano e meio, foi encaminhada às pressas para São Paulo. Havia contraído a paralisia infantil. Por causa da doença, ela perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. Obrigada a conviver com medicamentos e equipamentos que só existiam numa UTI, ela nunca mais saiu do hospital. Mas não se entregou. Fez do quarto seu universo particular e, assim, aprendeu a ler e escrever. Aprendeu tambem inglês e italiano. Se formou em um curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, digitar e pintar. No quarto da UTI ela faz amizades. A mais duradoura é com Paulo, que tambem foi internado com paralisia infantil, quase quarenta anos atrás. Juntos os dois ultrapassaram fases, situações e limites que muitos, aqui fora, sequer ousam enfrentar. Eliana e Paulo são pessoas muito inspiradoras. Que eu tive a honra e o imenso prazer de conhecer.






Shaun Wilson-Miller gravou o vídeo abaixo momentos depois de receber uma notícia arrasadora  dos médicos. A de que o coração que ele havia recebido num transplante tinha sido rejeitado pelo seu organismo. E que, por isso, lhe restavam poucos dias de vida. Shaun, de dezessete anos, sofria de uma doença cardíaca crônica e este era o segundo transplante de coração a que ele se submetia. O pai dele, Cameron Miller, nunca perdeu a esperança de ver o filho curado. Mas Shaun não resistiu. Faleceu três semanas depois de gravar esta despedida. Muito triste, mas igualmente inspiradora.

3 comentários:

  1. Oi Raul, sem palavras! Vi as reportagens, li a respeito e você postou três histórias de vida muito emocionantes mesmo! Brilhante a da ELIANA e PAULO, tristes as outras duas, mas todas nos fazem dar uma repensada na forma de viver cada dia que amanhece!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo, as três histórias são comoventes.
    Já as conhecia e penso que todas elas nos fazem refletir .
    No caso de Geraldo, a atitude de seu irmão foi considerada um gesto desesperado,até um gesto de amor. Muitos irão discordar, dizer que quem ama não mata, mas, como julgar Roberto? Como dizer se ele agiu certo ou errado sem se colocar em seu lugar? Difícil. Logo, sobre isso não emitirei juízo.
    Eliana e Paulo são exemplos de perseverança. De pessoas que, mesmo diante das imensas limitações que a doença lhes impôs,não desistiram de viver, lutaram e venceram e mostram a todos que não existem barreiras intransponíveis.
    Todos temos limitações,uns mais,outros menos, mas elas sempre existem. A diferença é a vontade e os instrumentos que temos para superá-las. E o maior deles, Eliana e Paulo têm de sobra: amor pela vida.
    O caso do menino Shaun me deixou emocionada e com os olhos cheios dágua. Ele foi vencido pela doença, mas lutou até o fim.
    Sua mensagem é carregada de amor pela família, pelos amigos. Também é uma lição.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  3. Olá Raul!!!!
    Todas as histórias são por demais comoventes. Eliana e Paulo são exemplos de luta, coragem e amor a vida. Eles servem como inspiração para todos nós. Deveríamos assistir todos os dias este vídeo deles para começarmos o dia. Belas histórias.Um grande abraço.

    ResponderExcluir