quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os frutos da maldade

Até que ponto pode chegar a maldade humana ? Esta pergunta não me sai da cabeça. E martela mais forte desde que duas meninas foram mortas em Cunha, no interior de São Paulo. Josely e Juliana moravam com os pais e mais uma irmã, Betânia, num pequeno sítio. E tinham sonhos singelos. Josely, de dezesseis anos, queria ser manicure. Juliana, de quinze, dizia que, um dia, a mãe iria ve-la desfilando em uma passarela. O pai, seo  José, me contou que o nome da segunda menina, Josely, tinha sido dado por ele. Como eles queriam um menino, e veio uma menina, a mãe, dona Iracema, disse que ele podia escolher o nome. E ele escolheu Josely (a pronúncia é Josély e não Joselí) porque deriva de José. Simples. Como a vida da família. Como os sonhos das meninas. Como os sonhos de seo José e dona Iracema. Todos relacionados com o futuro de Juliana, Josely e Betânia, que acabou de completar dezoito anos. E agora está sozinha. Ela mostrou o quarto onde dormiam. Tem apenas um guarda-roupa e duas camas. Uma de casal, que ela dividia com Josely, e outra de solteiro, onde Juliana dormia. Tambem tem bichos de pelúcia, bonecas e alguns poucos cremes e perfumes. Era neste quarto que, já deitadas, elas conversavam e davam risadas, lembrando o que tinham feito durante o dia e planejando o dia seguinte. Vivendo assim, na companhia zelosa dos pais, na simplicidade de um sítio, no aconchego de uma casa pequena e modesta, na companhia de cães, galinhas, porcos e passarinhos, elas eram muito felizes. Parece pouco, mas só quem viveu algo parecido sabe como é  possível ser imensamente feliz assim. Esta felicidade, os sonhos, talvez até o futuro de quem ficou, tudo foi destruído por um canalha. 


Esta semana Ananias foi preso e confessou os crimes. É um canalha. Assim como o rapaz que invadiu a escola em Realengo, no Rio de Janeiro, e disparou contra dezenas de crianças. Conheci alguns personagens desta tragédia. Alunos que, por muito pouco, não estiveram na mira do atirador. Professores que agiram como heróis. Mães que buscaram desesperadamente pelos filhos. Tudo porque um cara que estava destinado a passar em branco pela vida resolveu assinar uma obra demoníaca e, assim, entrar tristemente para a história. Como entender, e perdoar, os Ananias, Wellingtons e tantos outros que matam por matar ? Ao contrário de seo José, o pai das meninas de Cunha, que tem uma religiosidade e uma grandeza de espírito muito maiores que as minhas, eu não entendo e não perdoo. Entendo que eles agiram assim movidos somente pela maldade. A mesma maldade que se enraiza no coração dos homens e aparece de tempos em tempos, como que para nos lembrar: 'eu existo. Sou eu que estou por trás de um genocídio, do índio queimado, dos meninos mortos na Candelária, das mortes de Mércia, Vanessa, dos homicídios, latrocínios, estupros, espancamentos, enfim, sou eu, a maldade, a razão de tudo isso.'  E ela não se ampara em credos, religiões, convicções, fanatismo, em nada! Ananias e Wellington não eram fanáticos, não eram lunáticos, não eram doentes, não eram petistas, não eram tucanos, não eram flamenguistas nem corintianos. Não eram nada. Eram maus. Só isso. Seo José por certo não concorda comigo. Ele tem um coração grande demais. Acha que todas as pessoas são frutos da mesma árvore. E que esta árvore só dá boas sementes. Eu penso diferente. Acho que os frutos dependem sempre da maneira como a árvore é cultivada. Sabe aquela história, de que todos temos dois animais famintos no coração ? Um se alimenta de bondade. E o outro, de maldade. Aquele que voce alimentar mais, crescerá mais, e tomará conta de seu coração. Como tomaram conta do coração de Ananias e Wellington. 





9 comentários:

  1. Olá Raul. Seu texto traduz claramente sua indignação diante dos fatos,e acredite , é esse mesmo sentimento que habita nossas mentes e nossos corações.
    Você pergunta até que ponto vai a maldade humana? Eu te respondo:É difícil saber, meu amigo.Pois nada justifica tirar a vida de outro ser humano, principalmente uma criança.Mas todos os dias somos surpreendidos por atos de crueldade.
    Estas pessoas, homens e mulheres, que tiraram a vida de Josely, Juliana, da menina Lavínia , dos estudantes de Realengo e de tantas outras crianças,o fizeram por pura maldade.É a falta de Deus no coração.
    E é à Deus que devemos pedir, para que Ele conforte o coração desses pais e mães que sofrem por terem sido privados tão precocemente do convívio com seus filhos.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Oi Raul, com sua licença, faço minhas suas palavras. E não são necessários os respeitadíssimos psiquiatras forenses para definir esses fascínoras: são maus e pronto! Acho que matam só pra ver a pessoa cair.
    E perto da grandeza espiritual do seo José, me sinto um grãozinho de areia.
    Mas quero nunca perder minha fé, acreditar sempre que amanhã será melhor e que Deus toque o coração desses marginais, porque como eu já disse uma vez, NINGUÉM MERECE TANTO SOFRIMENTO!
    Que ELE proteja todas essas famílias! E todas essas crianças que participaram do filme de terror: O MASSACRE DE REALENGO.

    Muita paz e mais sucesso pra você! Sempre!

    Beijo!

    Cássia - Viçosa/MG
    (Sua eterna fã n° zero)

    ResponderExcluir
  3. Oi! Raul! Eu rezo pelas familias dessas vítimas para que elas superem o sofrimento com sabedoria e que tenham força, pra lutarem por justiça.
    Agora, me permita elogiar sua imagem no video, como você está mais bonito, um charme! Embora sua nova fase de trabalho seja relatar fatos e crônicas do cotidiano urbano, as vezes assuntos policiais, a sua experiência nos passa credibilidade. Tomará que um dia desses agente te veja com apresentador de telejornal como na época do programa cultural da EPTV.
    Com carinho! Shyrley

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raul e visitantes!

    Li e repasso porque são palavras para reflexão.

    Mario Quintana (escritor gaúcho, nascido em 30/07/1906 e falecido em 05/05/1994)

    Defiências

    "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

    "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

    "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

    "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

    "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

    "Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

    "Diabético" é quem não consegue ser doce.

    "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

    E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

    "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

    "A amizade é um amor que nunca morre."

    Abraços!
    Darci

    ResponderExcluir
  5. Oi Raul.

    Wilson Barbosa, para se vingar da ex mulher, atirou as filhas de uma ponte. As meninas (2 e 4 anos) foram arrastadas pelas águas e morreram afogadas.
    Ivan de Freitas Gomes espancou um bebê de 10 meses, causando a morte da criança mais tarde.
    Ananias e a assassina da menina Lavínia) também escolheram pessoas indefesas, frágeis e vulneráveis para descarregar seu ódio.
    Quando detidos, uns choram. Pranto falso, lágrimas de crocodilo não causam comoção. Outros são tão frios que nem demonstram arrependimento. Sabiam o que estavam fazendo. Pensaram antes, maquinaram seus planos. Tiveram tempo de desistir, até o último momento, quando suas vítimas pediram por suas vidas, mas não tiveram piedade.
    Não há o que relevar quando se trata de maldade. Covardia não tem perdão. Não adianta alegar doença mental, ou que estavam sob efeito de drogas ou álcool, pois o carro chefe de suas mentes é a crueldade.
    Mas um dia eles prestarão contas, cedo ou tarde. A cobrança virá de suas consciências e que o remorso consuma suas almas. Quem é ruim encontra a destruição por si próprio.
    Wellington foi mais bem sucedido que Kleber Barbosa da Silva e ainda posou de mártir. O martírio desse arremedo de terrorista será carregar toda dor e aflição que ele causou. E até se livrar desse estigma, vagarão por muito tempo na escuridão.

    Que Deus nos proteja.

    Estamos precisando de paz, Raul. Tenha uma feliz Páscoa.

    RCCaridade - Vila Velha,ES

    ResponderExcluir
  6. Olá Raul! sinceramente não sei até que ponto vai a maldade humana. Realizei algumas coisas na minha vida, mas aos 40 anos ainda não sou mãe, pois resolvi deixar para o segundo plano. Hoje mais experiente e com uma melhor condição financeira, simplesmente não tenho coragem de engravidar, devido a violência, a falta de amor ao próximo e a pouca ou nenhuma fé em Deus. Uma abraço de quem te admira muito. Ana

    ResponderExcluir
  7. POR ONDE ANDARÁ ESSE GIRAMUNDO????

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz em achar seu blog, pois sou super fan das suas reportagens, parabéns pelo belo e perfeito trabalho.
    Atenciosamente,
    Henrique Costa
    Deixo meu e-mail caso possa entrar em contato.
    henr.i.que@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. OLA RAUL ADORO AS SUAS REPORTAGENS SAO COMPLETAS E ESCLARECEDORAS,PARABENS HOJE E SEMPRE ESPERO UM DIA TE CONHECER PESSOALMENTE,ABRAÇOS DE UM AMIGA E FA.


    JULIA 31 DE MAIO DE 2011.

    ResponderExcluir